Muito se fala sobre levar os dados/servidores para a nuvem,  mas o que isso significa para minha empresa? 

No texto a seguir vamos citar pontos que devem ser levados em consideração para auxiliar neste momento de decisão.

1 – Qualidade de Infraestrutura (Disponibilidade)

Os Datacenters, quando bem escolhidos, permitem que as máquinas virtuais em nuvem fiquem acessíveis praticamente 100% do tempo. Isso torna o servidor/sistema mais disponível do que em cenários de pequenas/medias empresas, onde dependemos de energia elétrica, links de internet entre outros elementos. Os Datacenters também contam com backup online dos dados, que em caso de algum problema com o sistema operacional, permitem uma restauração rápida dos dados.

2 – Integração

Com o servidor possuindo alta disponibilidade, podemos integrá-lo com a nossa estrutura de rede local. Com isso temos uma centralização da informação e a possibilidade de colaborar com outras pessoas em tempo real. 

3 – Escalabilidade

Em nuvem os servidores podem ter seus recursos aumentados e diminuídos conforme a demanda que tenham. Adicionar memória, processamento e armazenamento mediante demandas. Com isso os sistemas podem ficar disponíveis e com bom desempenho em qualquer cenário de acesso.

4 – Gestão de Custos

Na nuvem o seu servidor custa por tempo ligado. Se não houver a necessidade de ter o servidor online 100% do tempo, pode-se agendar horários de desligamento automatizados e ter uma excelente gestão de custos. Neste cenário muitas vezes o valor mensal pago pode ser de melhor custo x benefício do que adquirir um servidor e a infraestrutura.

A MSI Tecnologia possui experiência para auxiliar nesta tomada de decisão, podemos analisar a estrutura atual e avaliar a possibilidade de migrar os servidores para a nuvem. Basta entrar em contato no e-mail contato@msitec.com.br.